TT do Triangulo
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Regulamento Passeios "Os Amigos do TT do Faial" 2010

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Regulamento Passeios "Os Amigos do TT do Faial" 2010 Empty Regulamento Passeios "Os Amigos do TT do Faial" 2010

Mensagem  Nelson Teixeira Seg Jan 18, 2010 12:09 pm

REGULAMENTO PARTICULAR
Passeios organizados “OS AMIGOS do TT do FAIAL” com o apoio do CAF


1º – ORGANIZAÇÃO

1. DEFINIÇÃO/ OBJECTIVO/ESTRUTURA
“OS AMIGOS do TT do FAIAL”, têm como objectivo fundamental, aliar à prática do Todo-o-Terreno Turístico, quer no sentido da condução, quer no do convívio e espírito de ajuda, o contacto com a natureza, dando a conhecer aspectos característicos da paisagem da Ilha do Faial, muitos dos quais em locais inacessíveis pelos meios convencionais, percorrendo principalmente estradas e caminhos de terra, que testarão as capacidades das máquinas e condutores, pelos diferentes tipos de piso e obstáculos a[/left][/left][/left] ultrapassar.
Organizam Passeios de Todo-o-Terreno Turístico, denominando cada Passeio conforme a equipa organizadora o decidir.
Serão realizados em 3 etapas:
• 2 Etapas de navegação, pedestres e orientação podendo ser divididas em secções e 1 etapa de trial que poderá ser igualmente dividida em secções.
• 3 Etapas de navegação, pedestres e orientação podendo ser divididas em secções
• A subdivisão das etapas em secções fica ao critério de cada Organizador
Os Passeios desenrolar-se-ão em conformidade com o presente Regulamento Particular.
Os percursos serão mantidos em secreto e comunicados apenas no momento da partida com a entrega dos “Road-Book” aos participantes.
2. Os troços que constituirão os passeios, terão um grau de dificuldade, de acordo com a preparação das viaturas, tendo em conta a não danificação das mesmas de forma gratuita.
3. Os troços que constituirão os passeios, terão de garantir a passagem das viaturas, salvaguardando as dimensões necessárias quer em termos de altura ou de largura.
4. A hora oficial deverá ser apresentada e afixada pela organização, na sede do evento até meia hora antes do inicio do passeio.
5. Serão obrigatoriamente comunicadas aos participantes, as zonas donde serão dadas as partidas e chegadas. Estas indicações deverão constar dos meios de navegação a fornecer a cada equipa.
6. Dada a ordem de partida, cada equipa deverá seguir todas as instruções dadas pela organização do evento. Reservando-se a mesma, se assim o entender, e por motivos de força maior, anular alguns troços ou secções, procedendo-se a novas partidas e/ou neutralizações
7. No caso de desistência, os participantes deverão comunicar de imediato, e proceder à entrega da carta à organização.

8. COMISSÃO ORGANIZADORA

Mínimo 1 membro da representação “OS AMIGOS do TT do FAIAL”/ CAF
Equipa organizadora (nomeada para cada Passeio)

9. OFICIAIS DO PASSEIO

Director do Passeio – 1 (será quem organiza)
Directores Adjuntos – 1 (escolhido pela equipa organizadora)
Secretariado – 2 ou mais se assim se justificar
Controladores – Os que houver justificação para cada Passeio



10. PROGRAMA

Encerramento das inscrições – +/- 1 semana antes da data marcada para o Passeio
Publicação da lista de inscritos – 3 dias antes da data marcada para o Passeio (Fórum
e local a especificar pela organização do Passeio)
Briefing para esclarecimentos e ordem partida – +/- 1 semana antes da data marcada para o Passeio
Local a informar pelos responsáveis da organização de cada Passeio

Concentração dos participantes:

1ª Etapa

Partida 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no briefing antes de cada Passeio
Local – a ser informado no briefing antes de cada Passeio

Chegada 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book
Local – a ser informado no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book

2ª Etapa

Partida 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no final 1ª Etapa
Local – a ser informado no final 1ª Etapa

Chegada 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book
Local – a ser informado no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book

00:00:00 h
* Almoço – informação a ser dada pela organização do Passeio

3ª Etapa

Partida 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no final 2ª Etapa
Local – a ser informado no final 2ª Etapa
Chegada 1º participante – data é definida com a marcação dos Passeios
00:00:00 h – a ser informada no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book
Local – a ser informado no briefing antes de cada Passeio ou pelo Road-book


Publicação dos resultados provisórios Passeio – data é definida com a marcação do Passeio
Será publicado no Fórum e locais a designar e devidamente informados pela organização
Entrega de prémios – hora e local a designar por cada organização


2º – DESCRIÇÃO DOS PASSEIOS

1. Os Passeios serão de navegação, pedestres, orientação e trial






2. Percorridos na sua totalidade em estradas, caminhos secundários ou de penetração, onde os participantes deverão cumprir na íntegra, seguindo as indicações marcadas nos Road-book sem desvios por terrenos particulares.



3º – DIVISÃO POR CATEGORIAS

1. Passeios poderão ser divididos por duas categorias

2. Navegação/Orientação

3. Trial

4. As categorias são autónomas, regendo se por pontos específicos deste regulamento.


4º – DIVISÃO POR CLASSES

1. Os veículos participantes poderão ser divididos em 3 Classes:

2. Classe T1 – Viaturas de tracção (4x4)

3. Classe 2 – Motociclos / Moto 4

4. Classe Turística – Viaturas tracção 4x4 (participantes sem experiência e sem o mínimo exigível nas
viaturas para a pratica do todo-o-terreno)

Observação – para haver justificação de haver qualquer uma das Classes terá de ter no mínimo 5 participantes

5º – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO


1. Serão admitidos para os Passeios veículos tracção integral (4x4), moto 4 e motociclos.
2. Todos os condutores deverão ser possuidores de carta de condução válida.
3. O navegador quando tiver idade inferior a 18 anos, terá que ser preenchido e assinado pelo tutor um termo de responsabilidade que deverá acompanhar a ficha de inscrição.
4. Todos os participantes, condutores e navegadores, ficam pela sua inscrição, obrigados moralmente a
desenvolver o espírito do Todo-o-Terreno que se caracteriza pela entreajuda, simpatia e
companheirismo.
5. É da responsabilidade dos participantes, apresentarem-se nos passeios, na plenitude das suas
faculdades, tendo a consciência de possuir a robustez e saúde física necessárias para participar neste
tipo de eventos.
6. Cada equipa será obrigatoriamente constituída por dois elementos, sendo um condutor, um navegador e
uma viatura, por categoria e classe.
7. Só poderão participar nos Passeios, os indivíduos previamente inscritos, dentro dos prazos


estabelecidos, havendo possibilidade de substituição dos mesmos perante justificação junto da organização.
8. As viaturas terão que obrigatoriamente possuir um certificado de seguro, bem como a averbação do
Centro de Inspecção de Veículos válidos e, em nome do concorrente.
9. As viaturas terão de se apresentar, com todos os órgãos, meios de sinalização, iluminação e segurança,


obrigatórios por lei para a circulação na via pública, e em perfeito estado de funcionamento.
10. É obrigatório que as viaturas se apresentem com todos os elementos da carroçaria, nomeadamente pára-
brisas, portas do habitáculo e porta do compartimento do motor.
11. Deverão ser sempre respeitadas todas as regras do código de estrada.
12. Na participação em passeios, as equipas terão que respeitar escrupulosamente as normas de preservação do
ambiente, cumprindo todas as leis vigentes.
13. As organizações e patrocinadores, declinam toda e qualquer responsabilidade por acidentes, quer com terceiros, quer com danos próprios, que possam acontecer no decorrer dos passeios organizados.


6º - SEGURANÇA

1. Todos os veículos deverão estar de acordo com o Código de Estrada, e assim se apresentarem nas
verificações Administrativas do evento, sob pena de não serem admitidos à partida para o passeio.
2. Recomenda-se aos participantes, a utilização de todos os equipamentos de segurança regulamentados para os veículos.
3. Recomenda-se que as viaturas possuam arcos de segurança. (Roll-Bar).
4. No caso de acidente, os participantes deverão disponibilizar a ajuda necessária, de modo a respeitar os princípios de inter-ajuda, característico do Todo-o-Terreno.

5. É obrigatório na Classe1 e Classe Turística o uso do Cinto Segurança

6. É obrigatório na Classe 2 o uso de Capacete e Colete Reflector


7º - Equipamento obrigatório e recomendado

1. Considera-se como equipamento obrigatório, Classe T1 e Classe Turística:
a) Uma Roda sobressalente.
b) Macaco e chave de rodas.
c) Cintos de segurança.
d) Cinta Abraça árvores.
e) Cabo ou Cinta de reboque (mínimo de 5 metros).


f) Dois Pontos de ancoragem para reboque sendo um na dianteira e outro na traseira da viatura.
g) Luvas de cabedal (sempre que em prova e fora da viatura).
h) “Boa disposição e vontade para diversão e convívio para cumprir até ao fim”.
2. Considera-se como equipamento recomendado, Classe T1:
a) Conta-metros electrónico ou equipamento similar.
b) Guincho.


c) Pranchas.
d) Pá
e) Enxada
f) Extintor.
g) G.P.S.
h) Bússola.
i) Régua 15cm
j) Transferidor 360º
k) Estojo de primeiros socorros.
l) Máquina fotográfica instantânea do tipo Polaróide ou digital.
3. Considera-se como equipamento recomendado, Classe Turística e Classe 2:
a) Conta-metros electrónico ou equipamento similar.
b) Extintor.
c) G.P.S.
d) Bússola.
e) Régua 15cm
f) Transferidor 360º
g) Estojo de primeiros socorros.
h) Máquina fotográfica instantânea do tipo Polaróide ou digital.
4. Pelas especificidades de alguns passeios, poderá algum do equipamento recomendado, ser considerado obrigatório.
5. Nos casos em que tal se verifique, as organizações farão a referida menção nos seus aditamentos ou anexos ao presente regulamento.


8º- Inscrições

1. Para participar no Passeio, deverão os interessados dirigir se aos locais, horas e dias de antecedência indicados pela organização de cada Passeio.

2. Para ser válida a inscrição deverá apenas ser feita através da referida Ficha de Inscrição e estar


acompanhada da respectiva taxa de inscrição.

3. A taxa de Inscrição para cada passeio, terá o valor apresentado pela organização, por participante.
4. Os prazos estabelecidos por cada organização deverão ser rigorosamente cumpridos.
5. Após o acto da inscrição, não há o direito ao retorno de qualquer pagamento efectuado.

9º - Classificação

1. Os Passeios poderão ter duas Categorias

a) Categoria Navegação/Orientação



b) Categoria Trial

2. Para a pontuação final, serão considerados em relação a cada concorrente o somatório de todos os
tempos ou penalizações obtidos/as nas etapas efectuadas e por Categorias

3. Para a classificação final será atribuído 1º lugar participante com menos penalização (ex. 15 minutos),
segundo lugar participante com o numero imediato de penalização (ex.20 minutos), e assim sucessivamente
até ultimo classificado.

4. Casos de empate, serão resolvidos da seguinte forma:

4.1 Categoria de Navegação/Orientação
4.1.1 A favor do melhor classificado 1ª etapa
4.1.2 A favor do melhor classificado 2ª etapa
4.1.3 A favor do participante que falhou menos controlos de passagem
4.1.4 A favor do participante que tiver menos penalização de tempo
4.1.5 A favor do participante que tem a carta de condução mais antiga
4.1.6 Poderão as organizações em aditamento a este regulamento criar factores de desempate, baseados
na lógica da organização do seu Passeio.
4.1.7 Ao aplicar-se o previsto no ponto anterior, deverão efectuar a sua comunicação no briefing, antes do
início do Passeio.

4.2 Categoria de Trial
4.2.1 A favor do participante que obteve menos penalização de tempo na soma total do número de obstáculos realizados.
4.2.2 Ao participante que não realizou um obstáculo ser-lhe-á atribuído o tempo máximo do mesmo.
4.2.3 A favor do participante que utilizou menos guinchos.
4.2.4 A favor do participante que utilizou menos material de desatascanço.
4.2.5 A favor do participante que tem a carta de condução mais antiga.
4.2.6 Poderão as organizações em aditamento a este regulamento criar factores de desempate, baseados
na lógica da organização da sua prova.
4.2.7 Ao aplicar-se o previsto no ponto anterior, deverão efectuar a sua comunicação no briefing, antes do
início da prova



10º - Ordem de Partida e Numeração

1. A numeração dos Participantes será atribuída conforme Classificação Geral de Navegação/Orientação do último Passeio efectuado.
2. Os participantes que não constarem da referida classificação, verão o seu posicionamento na ordem de partida, fazer-se por ordem de inscrição ou sorteio.
3. O organizador do último Passeio partirá em Primeiro.
4. Na numeração, será suprimido o número treze.
5. As partidas serão intercaladas no tempo determinado pela organização, com o mínimo de 2 minutos de intervalo.
6. A partida será efectuada por ordem crescente da ordem determinada.
7. Na Categoria Trial, poderão ainda ser sorteadas as partidas para cada obstáculo ou grupos de obstáculos.


8. A Classe 2 e a Classe Turística partirão depois da Classe 1.

9. A hora de partida será sempre a exposta na Carta de Controlo.

10. Os pilotos deverão apresentar se nos locais de partida, na sua hora ideal, a hora oficial estará
afixada no local de partida, podendo ser sempre verificada de forma ordenada e por solicitação
expressa aos elementos da Organização.

11. Será admitido um atraso máximo de 30 minutos á hora ideal de partida de cada um. A partida poderá
ser recusada a qualquer piloto que se apresente com um atraso superior.


11º - Contestações

1. Qualquer participante poderá manifestar discordância sobre ocorrências que o possam ter prejudicado e a sua equipa, no decorrer dos passeios, podendo fazê-lo através dos mecanismos de contestação apresentados nos pontos seguintes:
a) Reclamação verbal apresentada à Organização do Passeio, a seguir à ocorrência e com resposta dada nos mesmos moldes e no mais curto espaço de tempo.
b) Recurso escrito/oral, após discordância das decisões anteriores, apresentado á Organização, até meia hora (30m) após a afixação dos resultados provisórios e, acompanhado de uma caução de 25 euros.
c) O direito de resposta, por parte da Organização, efectuado no prazo máximo uma hora;
d) Os montantes caucionados serão devolvidos, se os protestos forem considerados deferidos favoravelmente aos participantes.


12º - Jurisdição

1. Todos os participantes nos Passeios, aderem, sem restrições, ao presente Regulamento.



2. Todos os Anexos e Aditamentos ao presente regulamento, que os Organizadores entendam publicar, terão a mesma força de lei do presente Regulamento, desde que, não colidam com os princípios expressos no mesmo, nem com a regulamentação geral em vigor.
3. As alterações a efectuar ao presente regulamento, tem de ser apresentadas pelos organizadores no briefing antecedente ao Passeio.
4. A Organização:
a) Tem a máxima decisão e competência de fiscalizar o cumprimento do presente regulamento e normas nos Passeios.
b) A Organização aprecia e delibera sobre os protestos resultantes do Passeio.
c) Determina as penalizações a aplicar pelo não cumprimento do regulamento.
d) Os casos omissos ao presente Regulamento serão analisados e decididos pelos Organizadores do Passeio, que submeterá tais decisões à rectificação do presente regulamento e apresentadas em forma de aditamento o mais rápido possível, sempre com a votação de todos “Os Amigos do TT do Faial”



13º - Responsabilidades

1. A cada Organizador, não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causados pelos participantes ou por terceiros
2. A cada Organizador, não poderá ser imputada qualquer responsabilidade quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e códigos em vigor.
3. A cada Organizador, reserva-se ao direito de aplicar sanções, a qualquer equipa, participante que não respeite o presente Regulamento, ou que prejudique o bom-nome, imagem e prestígio dos “AMIGOS TT”.
4. A cada Organizador, não poderá ser imputada quaisquer responsabilidades por eventuais prejuízos que possam advir de qualquer sanção aplicada.

14º - PUBLICIDADE

1. Os espaços reservados aos organizadores para números de participante, são:

a) Jeep / Carrinhas 4x4
• Nas portas da frente em ambos os lados


b) Motos 4
• Na placa frontal (alternativa no peito do piloto)

2. Os espaços reservados para a publicidade:

c) Restante espaços das viaturas desde que não interfira com a identificação do nº de participante

3. Os números de participação, não poderão ser seccionados.



4. Ao longo do Passeio os participantes deverão manter os respectivos números limpos de forma a facilitar
a respectiva identificação.

15º - Passeios Navegação (PN)
1. Dos Road-Book
1.1 Deverão apresentar os seguintes dados:
1.1.1 Nº de Quadricula,
1.1.2 Quilometragem Parcial,
1.1.3 Quilometragem Total,
1.1.4 Símbolo (Figuras ou Azimutes)
1.1.5 Observações ou Dados de GPS,
1.2 Obrigatoriamente uma indicação dos locais de chegada e partida para cada uma das secções e ou etapas.
1.3 Outros dados que a organização considere relevantes.
2. Passeios Navegação (PN).


2.1 O percurso da PN é secreto, atribuindo a Organização, um meio de navegação.
2.2 As equipas serão classificadas, pelo seu sentido de navegação e orientação por Road-Book, GPS, Carta ou Bússola, verificados por Controlos de Passagem (CP) e pelo cumprimento das médias horárias verificadas por Controlos Horários (CH).
2.3 Á partida de cada etapa será entregue aos participantes uma Carta de Controlo, onde além da hora
de partida, serão registadas os controles de passagem, bem como a hora de chegada no final da etapa.
No controlo de Chegada de cada etapa os participantes deverão devolver as suas Cartas de
Controlo devidamente assinadas e em bom estado para ser possível retirar dados constantes na
mesma, que serão substituídas por novas na partida da etapa seguinte.
3. PN por Road-Book com Média Horária:
3.1 A média horária não deverá ultrapassar os 20km/h, salvo em troços de terra batida e asfalto, cujo limite máximo não deverá ultrapassar os 40 km/h.
4. PN por Road-Book com Limite de Tempo:
4.1 A média horária não deverá ultrapassar os 20 km/h, salvo em troços de terra batida e asfalto, cujo limite máximo não deverá ultrapassar os 40 km/h.
4.2 No arranque para o próximo CH, deverá ser atribuída uma nova hora de partida.
5. Passeios Navegação - Procedimentos de Controlo e Penalizações:
5.1 Serão estabelecidos ao longo do percurso, diversos controlos, com a finalidade de assegurar o correcto desenvolvimento do passeio, sendo alguns horários (CH´s) e outros de passagem (CP’s) que serão Personalizados, de balizas Alfanuméricas ou com Alicates.
5.2 Poderá também ser utilizado como controlo de passagem o registo fotográfico que poderá ser secreto ou não.
5.3 No caso de utilização de balizas alfanuméricas, estas deverão obedecer ao tamanho mínimo de A5, de cor visível (fluorescente), estarem sempre visíveis do lado direito.
5.4 Os controlos Horários (CH) poderão ser secretos ou não, e verificados por controladores obrigatoriamente identificados com coletes.


5.5 Os controlos de Passagem (CP), serão Secretos, verificados por controladores obrigatoriamente identificados com coletes, por balizas alfanuméricas, ou por alicates.
5.6 A leitura da hora será efectuada quando a viatura participante se imobilizar em frente ao controlador, com a porta da frente direita.
5.7 Os controlos só serão válidos, quando efectuado pela viatura e respectiva equipa.
5.8 A entrada a reboque, ou por outro meio, da viatura e respectiva equipa em qualquer controlo fica sujeita a penalização.
5.9 Os CH’s abrirão 10 minutos antes da hora ideal do primeiro participante e fecharão 20 minutos após a hora ideal de cada participante. A não passagem, no controlo, dentro deste espaço de tempo, será considerado falha de controlo a que corresponde a respectiva penalização.
5.10 Excepto o CHC, que de acordo com o nº 7 do art.º 1, terá uma penalização diferenciada.
5.11 Nos CH’s, deverão os participantes apresentar-se na sua hora ideal, havendo uma tolerância de 5 segundos por avanço ou 5 segundos por atraso, relativamente à sua hora ideal. Caso contrário, ser-lhe-á atribuída a respectiva penalização.
5.12 Em cada CH ou CP (personalizado), deverão os participantes, fazer visar as respectivas cartas de controlo. No caso de existirem CP’s com baliza Alfanumérica ou Alicate, os participantes deverão assinalar ou picar, conforme o caso, a carta de controlo nas zonas indicadas.



5.13 Os CP personalizados, só serão válidos quando cumpridos dentro dos 10 minutos antes e 20 minutos depois de hora ideal de passagem do participante.
5.14 Se o participante, por bloqueio da sua viatura, se arrastar antes e para além do controlador, na zona de controlo, incorre na subjectividade de tiragem do tempo por parte do controlador, no momento da imobilização, mais a respectiva penalização.
5.15 Se um participante imobilizar a sua viatura antes e à vista de um controlo horário, dentro da distância parcial até ao controlo, com intenções óbvias de controlar a horas, ser-lhe-á atribuída a hora da imobilização, e a respectiva penalização.
5.16 A observação de um participante fora da rota do passeio (não implicando a passagem física pelo controlo), é considerada como uma passagem em sentido contrário e aplicada a respectiva penalização.
5.17 Qualquer ajuda que seja prestada, em zonas de grande dificuldade, onde a organização, por conveniência e ou dificuldades no traçado de percurso, não possa suprimir, não serão alvo de qualquer de penalização.
5.18 Nos Controlos Horários de Chegada (CHC) serão dados 15 minutos de tolerância, para além do período normal atribuído a cada participante, de acordo com o art.º 15, ponto 5.9, sofrerão a respectiva penalização
5.19 No entanto será permitida a sua continuidade em Passeio se, efectuarem a entrega da carta, até à sua hora de partida para a próxima etapa e ou secção.
5.20 Nos casos em que tal não seja possível, poderão continuar em prova desde que, se apresentem nos sucessivos controlos horários de partida na sua hora ideal.
5.21 O Participante que desistir terá uma penalização na totalidade da secção ou etapa.
5.22 A perda da Carta de Controlo implica a perda do direito de reclamação sobre os elementos que
nela deveriam estar registados.


5.23 Qualquer rasura ou anomalia de origem fraudulenta detectada pela Organização levará à exclusão
do participante que porventura cometa esta incorrecção.
5.24 Os incumprimentos dos pontos anteriores receberão as penalizações indicadas na tabela anexa.

16º - Tabela de Penalizações (PN)

1. As penalizações consideradas são as que constam nos seguintes pontos:

PENALIZAÇÕES MINUTOS

Por cada segundo de atraso à hora ideal nos CH 1 segundo
Por cada segundo de avanço à hora ideal nos CH 2 segundos
Não controlar ou efectua-lo fora dos limites 25 minutos
Entrar sentido contrário (Não implica a passagem física no controlo) 25 minutos
Imobilização da viatura antes do CH 10 minutos
Arrasto da viatura antes e para além do controlador 15 minutos
Por cada Controlo de Passagem (personalizado) falhado 25 minutos
Por cada Controlo de Passagem (Baliza ou Alicate) falhado 15 minutos
Controlar no CHC para além dos 20 minutos e dentro dos 15 de tolerância 50 minutos
Não controlar no CHC ou efectua-lo fora dos limites de 20+15 minutos 100 minutos
Controlar a reboque com ajuda externa * 170 minutos
Falta da assinatura Carta Controle 15 minutos
* Quando a ajuda for colocada a disposição pela organização não será penalizado. (Será avisado sempre pela organização antes do Passeio)
17º - Prova Trial (PT)

1. Considera-se uma PT, um trajecto com ou sem navegação, por pisos e terrenos com grau de dificuldade média-alta, tendo no seu percurso zonas com obstáculos naturais ou artificiais pontuáveis ou de dificuldade acrescida.
2. Todas as PT’s deverão ser realizadas, sempre que possível, em locais de boa acessibilidade para o público, previamente publicitados.
3. Caso seja necessário recorrer ao desempate para a classificação da PT, esta far-se-á através do tempo total realizado em todos os obstáculos.
4. Das Pistas
4.1. As pistas onde se realizarão as PT terão um grau de dificuldade, de acordo com a preparação das viaturas, tendo em conta a não danificação das mesmas de forma gratuita.


4.2. As pistas terão de garantir a passagem das viaturas, salvaguardando as dimensões necessárias quer em termos de altura ou de largura.
5. Das Provas Trial
5.1. O percurso da PT é secreto, reservando a Organização, a entrega de um meio de navegação à partida de cada uma das Secções.
5.2. As equipas serão classificadas, pela progressão no terreno e pela superação dos obstáculos e orientação por Road-Book, GPS ou Bússola, verificado por CP’s e pelo cumprimento do tempo limite, verificados por Controlo Horário de Chegada (CHC).
5.3. As Provas Trial obedecerão aos seguintes requisitos:
5.4. PT por Waypoints:
5.4.1. Os percursos para a prova de Obstáculos por “Waypoints” não serão fornecidos, tendo cada equipa que os definir de acordo com a determinação dos Waypoints e/ou da estratégia que seguir.
5.4.2. Será preferencial, que este tipo de PT seja realizado numa zona ampla e aberta, e de preferência sem tráfego.
5.4.3. A partida, dada concorrentemente, será efectuada após um sinal sonoro.
5.4.4. O número total de Obstáculos, neste tipo de PT, por secção não deverá ultrapassar os dez.
5.4.5. Deverá ser atribuído um tempo limite, para o cumprimento integral da PT.
5.4.6. Ao tempo limite será adicionado metade do tempo de execução como tolerância, sofrendo no entanto o concorrente a respectiva penalização.
5.5. PT Parque de Obstáculos
5.5.1. Este tipo de PT dever-se-á realizar numa zona ampla e fechada ao trânsito.
5.5.2. Terá no máximo 10 obstáculos pontuáveis, com penalizações cumulativas.
5.5.3. Terá um tempo limite, a estipular pela organização do evento.
5.5.4. A ordem de abordagem dos obstáculos será livre, tendo cada equipa que o definir de acordo com a estratégia a seguir.
5.5.5. Se uma equipa alcançar outra num determinado obstáculo, poderá avançar para o próximo ou outro qualquer.
5.6. PT Pista de Trial
5.6.1. Este tipo de PT deverá realizar-se numa Zona ampla e fechada ao trânsito.
5.6.2. Terá no percurso obstáculos pontuáveis, com penalizações cumulativas.
5.6.3. Terá um tempo limite, a estipular pela organização do evento.
5.6.4. A sequência dos obstáculos será definida pela organização do evento.
5.7. Os Cadernos de Waypoints deverão apresentar os seguintes dados:
5.7.1. Coordenada UTM
5.7.2. Coordenadas Geográficas
5.7.3. Fotografia tipo para confirmação do Waypoint. (se controle por foto)
5.7.4. Opção de apresentar o Azimute e distância do Ponto Inicial.
6. A PT deverá respeitar os seguintes procedimentos de Controlo e Penalizações
6.1. O percurso é secreto, reservando a Organização, a entrega de um meio de navegação à partida de cada uma das Secções.


6.2. As partidas serão intervaladas no tempo determinado pela organização.
6.3. A Carta de Controlo, è da total responsabilidade da equipa, que deve entregar á organização, no início de cada obstáculo ou pista, e solicita-la no fim. Certificando-se que as anotações estejam correctas. Deverão ser assinadas por um elemento da equipa e um organizador.
6.4. Se a viatura participante, ficar imobilizada no Obstáculo ou na pista sem progressão, deve recorrer ao equipamento auxiliar ou á ajuda exterior de outros concorrentes ou organização, evitando assim a perda de tempo necessária à sua conclusão.
6.5. As equipas podem usar única e exclusivamente os seguintes acessórios sujeitos a penalização:
6.5.1. Duas Pranchas
6.5.2. Um Macaco (Hi-Lift)
6.5.3. Uma Roda suplente
6.5.4. Guincho
6.6. As equipas podem recorrer a ajuda exterior, usar o guincho, ou outro meio de resgate desmultiplicado, sendo sujeitas a penalização.
6.7. Não serão permitidos os usos de pedras, troncos ou outros objectos, que não os mencionados no ponto 6.5. (O uso não autorizado, será penalizado com a anulação do obstáculo ao participante.)
6.8. O uso de luvas de protecção, é obrigatório, sempre que efectua um obstáculo e fora da viatura. A falta destas será penalizada com o impedimento de efectuar o obstáculo.
6.9. O uso de Cinta “Abraça-Árvores”, é obrigatório, sempre que utilizar uma árvore como ponto de fixação do cabo do guincho. A falta desta será penalizada com a proibição do uso do guincho naquele ponto de fixação.
6.10. Só é permitido a utilização de material de desatascanço que se encontre no interior da viatura.
6.11. Qualquer material de desatascanço que se retire do interior da viatura antes da realização do obstáculo, será aplicada penalização. (ver tabela anexa).

18º - Tabela de Penalizações e Bónus (PT)
1. As penalizações consideradas são as que constam nos seguintes pontos:
PENALIZAÇÕES PONTOS
Por cada minuto de atraso em relação à hora ideal no CHC 1
Penalizações para obstáculos pontuáveis
Uso de acessórios (material de desatascanço) (por cada obstáculo a unidade) 2
Derrubar delimitadores dos obstáculos 3
Uso de guincho ou meio de resgate desmultiplicador (por cada ponto de ancoragem) 10
Não concluir o obstáculo ou pista no tempo limite 60
Não comparência no obstáculo 100
Fuga deliberada ao percurso 70
Ajuda Exterior (por cada vez) 50





NOTA: Qualquer desrespeito à Organização, aos participantes ou ao bom funcionamento de um evento poderá resultar numa exclusão do interveniente.

19º - RECOMENDAÇÕES

1. Os Passeios integram zonas de grande beleza natural, devendo os participantes contribuir para a preservação dessas zonas, não circulando de forma desordenada, não derrubando vegetação desnecessariamente.

2. Qualquer participante que no decorrer do percurso seja alcançado por outro devera facilitar lhe passagem.

3. Nas zonas urbanas deverão circular respeitando o Código da Estrada, pois nessas zonas poderão existir aglomerados de espectadores, potencialmente focos criadores de situações desagradáveis.

4. Não obstante o cuidado da Organização em relação à escolha de percursos, poderão surgir dificuldades adicionais derivadas do número de veículos a passarem nos mesmos locais num curto espaço de tempo.

5. Deverão os participantes valorizar o espírito de entre ajuda, colaborando mutuamente, contribuindo para o engrandecimento do Todo-o-Terreno.

6. Nas zonas de Controlo Chegada em caso de espera para hora ideal deverão facilitar a passagem aos participantes que surgirem de forma a não prejudicar atrasos

7. Deverão evitar saídas desnecessárias dos itinerários por terrenos particulares ficando assim a cargo de cada participante os estragos causados.

O PRESENTE REGULAMENTO FOI REVISTO E ALTERADO A 01 DE DEZEMBRO DE 2009 PELAS 23:30 H, NA SEDE DO CAF, COM 18 “AMIGOS DO TT DO FAIAL”, PRESENTES.
CASO NÃO SE VERIFIQUE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES O MESMO SERÁ REVISTO EM DEZEMBRO DE 2010.
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Nelson Teixeira
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